domingo, 24 de janeiro de 2010

Semiários do Forúm Social Mundial

No Seminário Construindo uma Soberania Alimentar e Nutricional, foram debatidos diversos temas dentre eles, o domínio de grandes e poucas empresas no processo produtivo, padronizador e distribuidor dos alimentos (varejo) onde:
· 10% das empresas de sementes controlam todo o mercado;
· 10 empresas controlam 90% dos agroquímicos no mundo;
· 10 empresas controlam 30% do mercado dos alimentos;
· 100 empresas controlam 30% do varejo, onde 10 controlam 40% das 100;
A FAO recomenda estoque de alimentos para 120 dias hoje existe estoque somente para 70 dias. Apenas quatro produtos (batata, milho, trigo e arroz) representam 60% da base alimentar mundial, resultando uma total padronização dos alimentos, excluindo os locais gerando desnutrição e má nutrição.
Dentre as propostas apresentadas estão a agroecologia (processo sustentável de produção de alimentos) e o corpo a corpo (feiras livres) do produtor com o consumidor fortalecendo a economia local e descentralizando o capital.

Na Oficina Internacional de Troca de Saberes e Sementes, foram relatadas experiências de diversas organizações sobre o cultivo de variedades crioulas em sistemas ecológicos onde pude relatar a minha experiência com estes cultivos e as dificuldades de propagar esta idéia, devido à força com que as grandes empresas controlam a cultura e o pensamento do produtor, tornando-lhe um empregado onde se torna dependente de todo o processo produtivo. O município de Canguçu também foi reconhecido com destaque, através do resgate, produção e comercialização de sementes crioulas realizado pela UNAIC. Sugeriu-se a criação de um banco virtual de sementes crioulas, a inserção deste debate nas secretarias de segurança alimentar dos municípios e a formação dos educadores com o propósito de valorizar a autonomia das sementes e os cultivos tradicionais e sustentáveis











terça-feira, 19 de janeiro de 2010

FÓRUN SOCIAL MUNDIAL


A Associação dos Produtores da Estância da Figueira estará presente na 1º Mostra Internacional de Biodiversidade que acontecerá em Santa Maria de 21 a 24 de janeiro junto ao 1º Fórum Social Mundial de Economia Solidária.

Dentre os objetivos a troca de sementes e experiências e interação com grupos da rede de Economia Solidária.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO