Agricultores de todo país esperam que o senado brasileiro aprove nos próximos meses o fim da bitributação do imposto pago para o Funrural, a previdência do produtor agrícola. A queixa dos agricultores pela cobrança do mesmo imposto várias vezes na cadeia produtiva, é que acaba encarecendo o produto agrícola para o consumidor final.
Como exemplo, um bezerro, que vendido para o pecuarista é tributado pelo Funrural. Depois, vendido para o confinador, é novamente tributado. Quando vendido para o frigorífico, recebe nova cobrança do mesmo imposto. o destinatário do produto, no caso o consumidor, é quem deveria arcar com o imposto.
A medida, diminuiria os preços agrícolas, melhorando a competividade externa e interna. O Funrural não vinha sendo cobrado há muitos anos para alguns setores rurais.
Recentemente, a Câmara aprovou a revogação do tributo. A decisão será submetida ao Senado nos próximos meses e poderá ser sancionada (ou vetada) pelo governo. O tributo do Funrural corresponde de 2% a 2,7% do preço de qualquer produto agrícola negociado.
Geraldo Costa Rosa (Fonte )