terça-feira, 28 de julho de 2009

Banrisul divulga recursos para a safra de verão e o novo produto para o setor rural

O Banrisul anunciará na próxima quinta-feira (30), às 13 horas, os recursos para a safra agrícola de verão 2009/2010 e o novo produto Banricompras Crédito Rural. Na oportunidade, a diretoria do Banco receberá a imprensa na sede da Farsul, em Porto Alegre.

Fonte: Banrisul

sábado, 25 de julho de 2009

A Maior Festa de Canguçu


A Tradicional festa do Colono e Motorista a kolonie Fest realizar-se-á hoje a partir das 12hr,reconhecida pelo extraordinario publico,presença de expositores,autoridades,musica ao vivo e outras atrações vem a comemorar as duas importantes e vitais profissões: Colono e Motorista.
Parabéns ao Colono,agricultor familiar,empresário rural e o motorista destacam-se principalmente por produzir e transportar alimentos e produtos responsáveis pela riqueza do município que essas duas classes sejam lembradas e valorizadas pela importância que tem e representam.
PARABÉNS COLONO E MOTORISTA!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

FUMO, Consequencias a saúde dos Produtores.

Um estudo vai avaliar a doença da folha verde do tabaco e os problemas causados pelo uso de agrotóxicos em agricultores fumicultores de três municípios do sul do País: Boqueirão do Leão (RS), Pinhal Grande (RS) e Vitor Meireles (SC), abrangendo mil famílias. A pesquisa será realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para melhorar a qualidade de vida dos produtores familiares.

Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco, Adriana Gregolin, o MDA investirá R$ 300 mil no estudo. Ela destaca que um dos focos do Programa é a qualidade de vida dos agricultores. “A doença da folha verde do tabaco é uma preocupação do Ministério, já que influencia diretamente a saúde das famílias agricultoras”, diz.

Os resultados da pesquisa serão importantes no trabalho de agentes sociais, líderes comunitários e órgãos públicos para a criação de mecanismos que viabilizem culturas alternativas para o desenvolvimento sustentável na agricultura familiar em regiões produtoras de fumo. A proposta do estudo é gerar conhecimentos que contribuam para promover uma vida mais saudável para os agricultores, em especial os fumicultores.

Para o MDA, a pesquisa vai gerar elementos a serem utilizados no planejamento de ações no Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco. Criado em 2005 pelo Governo Federal, sob a coordenação da Secretaria de Agricultura Familiar do MDA, o Programa apóia projetos em regiões produtoras de tabaco com o intuito de gerar alternativas de produção e renda na agricultura familiar.

Doença do Tabaco Verde

Entre novembro e dezembro de 2008, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) realizou uma investigação de surto de doenças na época da colheita nas lavouras de tabaco, no município Candelária (RS). Neste local, quatro mil famílias se dedicam à atividade. Nesse período, foram detectados 46 casos suspeitos. Os sintomas foram encefaléia, náuseas, vômitos, fadiga muscular, zonzeira e alterações repentinas de pressão arterial.

Após a identificação dos casos, foram coletadas informações dos pacientes e realizados exames de resíduos de cotinina (identifica absorção dérmica de nicotina). Dos 46 casos investigados, 33 tiveram a confirmação de Doença do Tabaco Verde.

O Ministério da Saúde (MS) irá emitir comunicado a toda rede de saúde alertando para a ocorrência da doença nas regiões fumicultoras. O objetivo é despertar a atenção de médicos e equipes de saúde para os sintomas do mal. Será expedida, ainda, uma orientação do MS aos agricultores da cadeia produtiva do tabaco.

Para a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf-Sul), a identificação dos casos em Candelária aponta para a necessidade de uma investigação mais aprofundada.
Segundo a Federação, um estudo realizado na Índia aponta para 54% de prevalência da doença entre os trabalhadores. Os sintomas são mais agudos em períodos chuvosos, quentes, quando a absorção dérmica amplia por causa do suor.

Para o técnico agrícola da Fetraf-Sul, Albino Gewehr, uma informação como essa pode acelerar a decisão de diversificar a produção, levando os agricultores a buscar outras fontes de renda e evitar, assim, a dependência de uma única fonte de renda. Para isso, ele acredita ser necessário ampliar o Programa de Diversificação das Áreas Cultivadas com Fumo.

Dados técnicos

Índices padrões de cotinina:

Não fumantes - menos de 10 ng/ml (nanogramas por milímetro)
Fumantes - mais de 50 ng/ml (nanogramas por milímetro).

Índices encontrados:
Não fumantes trabalhadores na colheita do fumo – de 68 a 380 ng/ml
Fumantes trabalhadores na colheita do fumo – índices de 180 até 800 ng/ml.

Fonte:Escrito por Luciane Bosenbecker - Imprensa Fetrafsul

domingo, 12 de julho de 2009

Reunião Ordinária do Fórum da Agricultura Familiar da Região

Prezado(a) Senhor(a),
Ao cumprimentarmos Vossa Senhoria, convidamos para participar da “Reunião
Ordinária do Fórum da Agricultura Familiar da Região Sul do RS a ser realizada no dia 14
(terça-feira) de julho de 2009, na Estação Experimental Cascata – EEC.
Programação:
Das 10h às 10h 30min – Abertura, Leitura da Ata, Leitura da Pauta, Apresentação dos
Participantes e Informes.
Das 10h e 15 min às 12h:
· Como promover incentivos aos agricultores familiares agroecológicos?
· A criação do setorial de Agroecologia no Território da Cidadania.
· Formação do Grupo de Estudo sobre a Questão da Legislação Ambiental para Agricultores
Familiares;
Das 12h às 13h 30min - Almoço
Das 13h e 30 min
· Como buscar a assistência técnica (clínica) de veterinários em projetos governamentais?
· Transporte solidário para as reuniões.
· Sobra de Recursos dos Projetos que não foram aprovados no Território da Cidadania.
· Participação de representantes do Fórum de Agricultura Familiar em Feiras de Sementes.
Aguardamos a presença de todos.
Atenciosamente,
Rosângela Costa Alves
Secretária do Fórum da Agricultura Familiar da Região Sul do RS

Fonte:http://www.cpact.embrapa.br/forum/convite_julho_de_2009.pdf

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO