terça-feira, 28 de setembro de 2010

Cursos de Segurança, Operação e Manutenção de Tratores e Implementos Agrícolas

A Associação dos Produtores da Estância da Figueira estará realizando no próximo mês(outubro)em parceria com EMATER e UFPEL o Curso de Segurança, Operação e Manutenção de Tratores e Implementos Agrícolas ,o curso  não tem data definida e ainda tem vagas,para se inscrever basta entrar em contato com a diretoria da associação.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

V Simpósio Nacional do Morango e IV Encontro sobre Pequenas Frutas e Frutas Nativas do MERCOSUL

 .
A Embrapa Clima Temperado realizará de 21 a 23 de setembro de 2010 o V Simpósio Nacional do Morango e IV Encontro sobre pequenas frutas e frutas nativas do Mercosul

Haverá apresentação de palestras sobre as tecnologias mais utilizadas na cultura do morango, amora-preta, mirtilo, framboesa e frutas nativas (jabuticaba, butiá, entre outras). Também ocorrerão debates sobre os principais gargalos limitantes ao desenvolvimento sustentável das culturas e oportunidades de mercado.

 
 

FONTE:http://www.cpact.embrapa.br/index.php

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Reunião do Fórum de Agricultura Familiar

Pelotas, 10 de setembro de 2010.
Convite
Prezado (a) Senhor (a),
Ao cumprimentarmos Vossa Senhoria, o convidamos para participar da “Reunião Ordinária do Fórum da Agricultura Familiar da Região Sul do RS”.

Data: 14 de setembro de 2010

Local: Estação Experimental Cascata, BR 392 Km 88, 5º distrito de Pelotas.

Horário: 9 horas

Programação:

Das 9h às 9h 30min Abertura, Leitura da pauta, Leitura da Ata anterior, Apresentação dos Participantes e Informes Gerais;

Das 9h 30min às 10horas Elaboração de Plano de Providências para projetos do território executados entre 2003 e 2009 paralisados ou funcionando precariamente – apresentação ASDT/MDA.
Apoio a Arranjos Produtivos Locais: *Indicação de municípios que possuam agroindústrias familiares e que tenham interesse no Apoio, via edital, para gestão e estruturação da cadeia - SAF/MDA.
Das 10h às 11horas Ato de entrega de certidões de reconhecimento às Comunidades Quilombolas.

Das 11h às 12horas Jornada permanente de preservação das sementes crioulas.

Assuntos Gerais, Encaminhamentos e Definição da pauta da próxima reunião;

Encerramento e retorno para Pelotas
Aguardamos a presença de todos.
Atenciosamente,
Daniel Aquini

Representante das Organizações Governamentais na Coordenação do Fórum da Agricultura Familiar da Região Sul do RS.
Enviado por Rosângela Costa Alves, secretária do FAF
 
FONTE:http://forumdeagriculturafamiliardaregiaosul.blogspot.com/

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Filhote de Pastor Alemão

Vende-se um filhote de cachorro macho da raça Pastor Alemão Capa Preta nacido no dia 17/07/2010.
Contato:053 99998812
Confira nas imagens abaixo os pais.




quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Silagem de Colostro

Vai ao ar no Canal Rural,programa técnica rural,hoje as 17:30hrs a reportagem gravada com a médica veterinária Mara Saalfeld,instrutora do CETAC(Centro de Treinamento de Agricultores de Canguçu)  e o  Luiz Carlos Scaglioni, veterinário e produtor de leite de Canguçu,que adotou a técnica para aproveitar a sobra de Colostro na propriedade.




FONTE:

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

DESTAQUE RIO GRANDE JOVEM

André Holz, Jovem Agricultor de  Canguçu e editor do blog Canguçu a Voz do Campo  foi premiado onten (01-09) na EXPOINTER pelo projeto Destaque Rio Grande Jovem promovido pela EMATER-RS,o prêmio(um notbook e um curso proficionalizante) vem ao reconhecimento de seu trabalho na coordenação de projetos comunitários e integração envolvento a Associação dos Produtores da Estância da Figueira,Grupo de Mulheres , Associação de Remanescentes de Quilombo da Estância da Figueira e E.M.E.F. Júlho de Castilhos.



Outros 10 jovens e 1 grupo de danças também tiveram seus trabalhos reconhecidos e foram premiados confira aqui.

O Jornal Zero Hora (02/09) no caderno campo e lavoura ,pag.20,também destacou a premiação:


Sementes crioulas aos agricultores

A Associação dos Produtores da Estância da Figueira(APESFI) participou da  reunião Extraordinária do fórum de Agricultura Familiar realizada na ultima segunda-feira,30-08, onde diretores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) garantiram a doação de 25 toneladas de sementes crioulas aos agricultores, a conquista vem da jornada em favor do milho crioulo,  que atravéz reeinvidicação e o contraponto ao governo do estado que liberou sementes trângenicas para o sistema TROCA-TROCA de sementes de milho.
Se somam à Jornada, o Capa, Embrapa, Cooperativa Sul Ecológica, Sintraf-Sul, Grupo de Agroecologia da UFPel, Unaic, Arpasul, Gabinete da Vereadora Miriam Marroni, Crehnor e Alpag.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO