quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Projeto Quintais Orgânicos

A Escola M.E.F. Julio de Castilhos,a Associação dos Produtores da Estância da Figueira e Associação de remanescentes de Quilombo da Estância da Figueira, encaminharam projeto juntas através da Associação APESFI e  EMATER-CANGUÇU onde  beneficiaram-se de insumos e mudas frutíferas através do Projeto Quntais Orgânicos,os alunos e  sócios das comunidades fizeram práticas de marcação de linhas de plantio em nivel, adubação orgânica , plantio e tutoramento das mudas.


SOBRE OS QUINTAIS:
O projeto,promovido pela EMBRAPA-CLIMA TEMPERADO privilegia, técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus
subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são
transformadas em sucos concentrados, geléias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).
Cada quintal é constituído de cinco mudas de, pelo menos, 12 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado.
 São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina e limão. A partir de 2006, outras espécies de frutas nativas também passam a integrar o projeto, entre as quais guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba e guabiroba. Até 2007 foram implantados 547 quintais, com 120.750 plantas, sendo 38.430 frutíferas
e o restante de quebra-ventos, atingindo 24.458 beneficiários diretos, em 67 municípios do Sul do
Brasil e do Uruguai.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esqueceu de falar na EMBRAPA clima Temperado que é a promotora dos quintais

André Holz disse...

já corrigi,obrigado pela correção e desculpa!

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO